O Tiktok possui várias ferramentas nativas para você ganhar dinheiro com vídeos ou apenas interações orgânicas. Entenda quais as principais formas de monetizar e como usar cada uma.
O Tiktok ficou famoso como a rede das “dancinhas” com um formato de vídeos curtos com alto potencial de viralização. Mas existe ainda um outro ponto que chama atenção dos usuários, são as possibilidades de monetização nativa que a rede social chinesa oferece.
A plataforma de vídeos já se consolidou como um espaço para o aumento de faturamento de influenciadores, assim como para as vendas das grandes marcas.
Grandes tiktokers, como a adolescente americana Chalie D´amelio, podem chegar a faturamentos de até U$ 95 milhões em um ano. No Brasil, a média de faturamento na rede pode variar de 5 mil a 60 mil reais.
No entanto, não é preciso ser um influenciador profissional para fazer dinheiro com o Tiktok. Algumas funções permitem recursos de monetização para usuários comuns e outros para aqueles que possuem uma taxa mínima de até 10 mil seguidores.
A plataforma conta até mesmo com uma “moeda” própria: os rubis. Neste sistema, 10.000 rubis equivalem a R$ 1.
Através de várias ações simples de produção de conteúdo e iniciativas que aumentam o engajamento no Tiktok, é possível aumentar o seu faturamento individual e do seu negócio.
Confira aqui quais as principais formas de monetizar com o Tiktok e ainda veja dicas para a sua produção de conteúdo.
1.Indique amigos no Tiktok
Você consegue monetizar no Tiktok com a simples ação de trazer novos usuários para a rede. O sistema de faturamento via código de convite tem vantagens financeiras tanto para quem envia, quanto para quem recebe.
Ao enviar um código para um amigo que realiza o cadastro na plataforma, quem envia recebe R$ 2,00, já o novo usuário recebe R$ 1,50.
Mas o Tiktok também quer avaliar a rentabilidade desse novo usuário a longo prazo. Se aquela pessoa para quem você enviou o convite, permanecer ativo por mais de dez dias, você pode ganhar até R$ 9,00.
Cada usuário pode fazer o envio do código para não-inscrito, quantas vezes quiser. O valor do seu faturamento vai depender de quantos você consegue converter.
Para enviar o código é bastante simples, basta acessar o ícone da moeda, no canto superior do seu perfil e compartilhar.
2. Cumpra as missões diárias do Tiktok
Os usuários do Tiktok podem realizar algumas ações diárias, como missões que possuem um programa de recompensas. Por meio de atividades como assistir um determinado número de vídeos ou compartilhar conteúdos.
A correspondência funciona da seguinte maneira:
-Compartilhar página = 1500 rubis
-3 minutos de vídeo = 2000 rubis
– Postar ou assistir 10 minutos de vídeo = 32000 rubis
– 5 minutos de vídeo = 5000 rubis
Cumpra missões diárias no Tiktok para monetizarFonte: Freepik
Lembrando que na moeda Tiktok, 10.000 rubis equivalem a R$ 1,00. Fazendo as contas, você precisa ter disponibilidade de assistir até 200 horas em vídeo para conseguir faturar R$ 100,00 com esse recurso.
Para a rede social chinesa essa é uma grande estratégia, para não apenas atrair, mas manter usuários ativos. O grande objetivo é que esses números de engajamento, fortalecidos pelas políticas de monetização, tragam novos patrocinadores para o Tiktok.
Para quem pretende investir nesse caminho para uma renda extra, vale a pena conferir o guia de recompensas do Tiktok, para entender melhor prazos e regras para receber o seu dinheiro.
3. Faça lives e Vídeos no Tiktok
Para ganhar dinheiro no Tiktok através de lives basta ter 1 seguidor. Depois você só precisa habilitar a função “receber presentes”.
O recurso permite a troca e envio dos “rubis” durante uma transmissão ao vivo. Esse é um formato mais complexo da política de monetização do Tiktok, porque está diretamente relacionado ao seu nível de engajamento e proximidade com a sua audiência.
Para usar a mesma função de “envio de dinheiro” com os seus vídeos avulsos, publicações do feed, é exigido um número mínimo de até 10 mil seguidores. Todas as doações em rubis são repassadas para os seus usuários em moeda real.
Faça lives no Tiktok para monetizar com presentes dos seguidores Fonte: Freepik
Mas qual o objetivo por trás dessa ação? Por meio das taxas de recebimento de doações, o Tiktok consegue identificar contas com alto potencial de gerar maior receita. O princípio é simples: se os seguidores pagam de forma espontânea, o conteúdo deve ser bom o suficiente para que sejam criadas versões premium e outros conteúdos exclusivos.
A monetização por meio dos presentes ou doações, reforçam a importância da qualidade e da conexão do seu conteúdo com o seu público. É por isso que é tão fundamental investir nesse relacionamento para usar uma base de usuários ativos que pode chegar a 74 milhões, apenas no Brasil.
4. Promova conteúdos patrocinados no Tiktok
O Tiktok é um grande rede de marketing de influência, fazendo com que conteúdos patrocinados tenham grande potencial de engajamento para marcas.
A função de patrocínio e parceria está habilitada para contas que tenham uma base mais sólida de usuários com conteúdos que viralizam frequentemente. O número mínimo de seguidores para ganhar dinheiro através da função de patrocínio é de pelo menos 10 mil.
Todas as publicações realizadas em parceria devem conter hashtag #ad . Essa é uma função de monetização que tem implicação direta para os criadores de conteúdo, sejam os grandes ou os micro influenciadores, que serão remunerados através dos contratos firmados com as marcas.
Já para as empresas, o aumento de alcance, visibilidade e possíveis conversões é o grande lucro. Dentro da economia digital, esses fatores são muito importantes. Segundo dados do próprio Tiktok, 44% dos seus usuários chegaram a fazer uma compra imediatamente após verem um vídeo na rede social.
Como monetizar com o Tiktok- Veja exemplos de como mostrar os produtos por meio de influencers Fonte: Tiktok Lelê Burnier
Para facilitar esse relacionamento entre tiktokers e organizações, a rede social chinesa conta com a ferramenta: Marketplace for creators. O recurso funciona basicamente como um canal de autoatendimento para facilitar conexões.
Atualmente, a ferramenta conta com mais de 35 mil criadores cadastrados ao redor do mundo.
É sempre importante ressaltar que tanto para o Tiktok, quanto para o uso de conteúdo patrocinado em qualquer outra rede, é preciso alinhar o interesse e a mensagem do influenciador com a sua marca.
Apesar de importante, a quantidade de seguidores não é sinônimo de mais vendas. O melhor influenciador, é sempre aquele que faz sentido para o seu público.
A própria ferramenta do TikTok for Business já conta com atualizações para te ajudar a fazer esse mapeamento de audiência, como abordaremos mais à frente.
5. Utilize links afiliados nas sua conta no Tiktok
Os links afiliados no Tiktok funcionam com comissões na qual criadores de conteúdo recebem uma porcentagem por conversões para uma determinada marca. O recurso é uma forma de marketing de influência com a divulgação de links clicáveis.
Através de parcerias, influenciadores podem divulgar páginas de conversões que podem ser para cadastro ou até diretamente para um e-commerce. Quanto maiores as taxas de cliques ou vendas nos links afiliados, maior o seu faturamento.
No Tiktok, diferente de outras redes sociais, é possível disponibilizar links funcionais dentro da própria bio e também nos posts regulares do seu feed.
O sucesso das estratégias de afiliação vão depender da conexão entre o produto ou serviço vendido e a sua audiência. Por isso, o que está sendo ofertado precisa fazer sentido para a sua comunidade de seguidores.
6. Venda seus produtos no Tiktok
O conteúdo em vídeo é altamente atrativo, o que faz do Tiktok o espaço ideal para promover os seus produtos. Mesmo sem o uso de estratégias pagas, você já pode explorar a rede como uma vitrine da sua loja ou para demonstrar os benefícios dos seus serviços.
Principalmente para marcas com consumidores jovens, que possuem altas taxas de compras online, a produção de conteúdo para Tiktok serve para aumentar o brand awareness.
É preciso ficar atento inclusive aos modos de compras dos usuários do aplicativo, que é formado principalmente pela geração Z. Essa é uma parcela da população na qual cerca de 36% das pessoas não têm o hábito de visitar lojas físicas.
Antenada com essas tendências, a plataforma chinesa tem ampliado as opções para um e-commerce dentro do app.
Desde que foi lançada em 2021, a ferramenta Tiktok Shop de loja virtual, nunca chegou ao Brasil. No entanto, uma novidade já deve chegar em 2023. O Shopping Ads vai permitir que anúncios de alguns produtos vinculados a um determinado conteúdo sejam exibidos nas telas dos vídeos. Por meio do anúncio, o usuário consegue adicionar o produto diretamente ao seu carrinho.
Como monetizar no tiktok shopping ads Fonte: Tiktok blog (shopping ads)
Ao assistir um tutorial de maquiagem, por exemplo, o usuário consegue adicionar ao carrinho o batom ou a sombra mostrados no vídeo de forma mais espontânea.
A ferramenta conta com três funcionalidades. Com o Vídeo Shopping Ads, você consegue exibir anúncios do produto dentro da página de vídeos na opção “Para você” de cada usuário. Assim você consegue alcançar uma audiência altamente qualificada e pronta para a compra.
A mesma ferramenta vai permitir a exibição de catálogos inteiros dos seus produtos, assim como a exibição de anúncios durante as lives. As três formas podem ser combinadas em uma estratégia que vai otimizar as suas taxas de conversão com vendas mais espontâneas dentro do app.
7. Creators Fund: Monetização para influenciadores no Tiktok
O programa Creators Fund é o modelo de financiamento para criadores de conteúdo no Tiktok que ainda está em fase experimental. No momento, o recurso está apenas disponível nos Estados Unidos, mas a plataforma já anunciou recentemente uma expansão para influenciadores europeus, por isso é importante já ficar atento às diretrizes do programa.
Para ter acesso ao Creators Fund, são necessários alguns requisitos básicos. O solicitante deve ter pelo menos 18 anos, ter pelo menos de 10 mil seguidores e também ter uma taxa de engajamento superior a 10 mil visualizações nos trinta dias anteriores à inscrição no programa.
No início da iniciativa, o Tiktok informou um valor aproximado de U$ 200 milhões para a campanha voltada para influenciadores americanos, mas acabou voltando atrás e anunciando um valor de até U $1 bilhão de dólares.
Para realizar a inscrição no programa, é preciso ser convocado pela própria empresa que notifica as contas aptas a participar. Depois de preencher o formulário e aceitar as diretrizes, já é possível visualizar o painel do seu faturamento.
Os valores pagos pelo Creators Fund ficam disponíveis em média em até 3 dias.
Mas o que fazer para conseguir um bom retorno por meio deste sistema? O cálculo exato não é divulgado pela plataforma, mas algumas métricas das páginas definitivamente influenciam no seu rendimento.
É por isso que mais do que simples visualização, é preciso ficar atento às taxas de engajamento do seu público, o alcance e originalidade das suas publicações.
Como sacar o dinheiro que você ganha no Tiktok?
Depois de começar a explorar todas as ferramentas de monetização no Tiktok, você precisa seguir um passo a passo para ter acesso ao seu dinheiro. As transações incluem uma taxa de conversão, já que os pagamentos são feitos em dólar.
É possível optar pela transferência via Pag Bank, a mais rápida de todas, com prazo entre 1 e 3 dias, assim como pix e transferência bancária. Para estas duas últimas modalidades, o prazo estimado é de 7 a 10 dias úteis.
Para realizar a transação, você precisa:
-Clicar no ícone da moeda no canto superior do seu perfil;
-Selecionar a opção “sacar”;
– Escolha o seu “método de saque”;
– Preencha com seus dados bancários;
-Clique em sacar agora;
Apesar de tentadoras, todas essas formas de monetização só se tornam realmente lucrativas com uma produção de conteúdo de qualidade alinhada aos usuários da rede. Por isso, para quem realmente quer monetizar é importante ter uma estratégia.
Confira aqui algumas dicas para a sua produção de conteúdo no Tik Tok.
Dicas para atrair usuários e engajar com seus vídeos no Tiktok
A meta é viralizar, mas o grande desafio para os criadores de conteúdos e marcas é manter a sua relevância e engajamento dentro do TikTok. Para isso é preciso investir em estratégias de conteúdo a longo prazo.
Manter uma frequência de publicações é fundamental. Isso auxilia nas taxas de engajamento, não apenas no TikTok, como em outras redes sociais. Dentro do seu planejamento, também é importante incluir conteúdos que favoreçam a interação.
O mecanismo de interação tem impactos tanto para as publicações orgânicas, quanto em formatos de anúncio. Através de elementos visuais da ação “ complementos interativos” nos anúncios in-feed, você pode promover mais engajamento como curtidas e compartilhamentos do seu material.
De acordo com dados da plataforma chinesa, ações de engajamento de vídeos de marcas podem elevar em até 150% as chances de compra de um produto ou serviço.
Acompanhar as tendências de áudios e hashtags do seu nicho dentro da plataforma faz toda diferença no seu alcance. Por isso, tenha sempre um mapeamento das trends, mas que seja estratégico.
Como já mencionamos, a originalidade do conteúdo é uma das métricas usadas pelo Creators Fund. É por isso que além de seguir o que já funciona é preciso também criar um conteúdo que seja a cara do seu negócio. Mais interessante do que seguir as trends, pode ser criar as suas próprias, que possam aumentar a suas visualizações para sua audiência.
Outra definição estratégica para quem quer crescer e monetizar totalmente via Tiktok, é a determinação do seu propósito dentro da rede social. Apesar de famosa pelos seus conteúdos de humor e entretenimento, as buscas podem chegar a 65% no Brasil, existem também espaço para conteúdos informativos e educacionais, quando bem estruturados.
Para otimizar ainda mais a produção, associe a sua criatividade com conhecimento do seu público. Entender a sua audiência, para marcas de todos os tamanhos e segmentos é um ponto de partida crucial para insights de conteúdo e vídeos mais assertivos.
Uma das últimas atualizações da versão business do Tiktok conta com uma série de variáveis para te ajudar na sua produção de conteúdo. O Audience Insights já está disponível no Brasil e oferece informações como idade, gênero, categorias e as hashtags que os seus seguidores usam.
Gráficos do audience insights: Como monetizar com o TikTok Fonte: Tiktok blog
Os gráficos e dados podem ser tão detalhados a ponto de fornecer os tipos de aparelhos eletrônicos que cada um usa e até uma estimativa de preço para o perfil econômico da sua audiência.
Os dados destes relatórios também têm as suas limitações, como aponta o próprio Tiktok. Isso acontece porque as métricas são mais genéricas e levam em consideração usuários ativos nos últimos 30 dias apenas. Para dados sobre campanhas específicas, é preciso usar outras ferramentas do Tiktok for Business.
Depois de conhecer alguns dos recursos de monetização do Tiktok já é possível verificar como a plataforma é cheia de potenciais para todos os tipos de usuários. Mas seja para o influenciador profissional, uma marca ou para o visitante comum, saber planejar de maneira estratégica, vai fazer toda diferença na sua renda.
Já pensou em aumentar o seu faturamento por meio do Tiktok? Entre em contato com a gente e vamos conversar sobre estratégias de rede social para a sua marca.
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