Aprenda como acessar o Google Bard e quais as suas principais diferenças em relação ao ChatGPT. Descubra como integrá-lo ao seu marketing.
No último dia 10 de maio de 2023, o Google lançou o seu sistema de inteligência artificial com respostas humanizadas, o Google Bard. O projeto para o desenvolvimento do sistema começou por volta de 2021, afinal o maior site de buscas do mundo já conseguiu visualizar o impacto das inteligências artificiais no futuro da internet.
Após o grande sucesso envolvendo o lançamento do ChatGPT, inteligência de processamento de linguagem natural da OpenIA, muito foi especulado sobre o fim do Google.
No entanto, o ex-engenheiro da gigante da tecnologia e parte do time de Inteligência Artificial, Blake Lemoine, explicou que o Google preferiu adiar o lançamento oficial do seu sistema. Tudo isso com o intuito de realizar mais testes voltados para seguranças dos usuários e combate à reprodução de vieses racistas, por exemplo.
(Quer saber mais sobre o ChatGPT e como ele pode ser útil para o seu marketing? confira o nosso artigo completo)
No Brasil e em alguns outros países o novo sistema ainda não está disponível, devido a questões burocráticas, envolvendo a regulamentação local do uso da internet. Por enquanto não existe uma previsão sobre a chegada do Bard no país.
Ao mesmo tempo, já existem algumas possibilidades de acessar o Google Bard, mas ainda com a limitação do idioma em língua inglesa, como detalharemos mais a frente. A previsão que em breve a tecnologia esteja disponível em pelo menos 40 idiomas, incluindo o português.
Para quem já está se familiarizando com ChatGPT não vai sofrer tanto em lidar com a nova ferramenta. Mas o Bard traz diferenças importantes quando comparado com seu principal concorrente gratuito até o momento.
Para te ajudar a entender como acessar, usar e explorar as potencialidades do Google Bard, preparamos um guia completo.
O que é o Google Bard ?
O Google Bard é um chatbot capaz de responder perguntas feitas pelo usuário em linguagem natural. As respostas desse sistema IA podem vir em forma de textos ou planilhas, códigos e em breve também em forma de imagens.
Além de uma alta capacidade de criação ativa de conteúdo, que contrasta totalmente com o Google tal como conhecemos, esse também é um sistema com capacidade de análise e edição de conteúdos e informações.
Assim como o ChatGPT, que alcançou mais de um milhão de usuários apenas na primeira semana de lançamento em 2022, as possibilidades de utilização são infinitas.
Como a própria ferramenta já aponta na sua página, esse é um buscador que pode ser usado “para ajudar a explicar para seus filhos por que o céu é azul” até detalhar um código para um programador linha por linha.
Conceito gerado pelo Google Bard para a pergunta “ What is Google Bard?” Fonte: MacRumors
O chatbot do Google ainda conta com uma integração direta com o buscador, através da opção “dar um Google” para acesso a outras informações disponíveis na internet.
Para lidar com todas as potencialidades ilegais e até nocivas do sistema de inteligência artificial, o Bard conta com filtros para respostas ofensivas ou abusivas, além do não compartilhamento de informações pessoais, por exemplo.
A própria página de divulgação do Bard também alerta para outras limitações, isso porque apesar da quantidade de informações atualizadas, a inteligência ainda pode oferecer respostas imprecisas ou mesmo falsas. Essa última situação, já aconteceu inclusive com o ChatGPT no início deste ano.
Na sua fase de testes no início de 2023, o sistema chegou inclusive a gerar um prejuízo de pelo menos US$ 100 bilhões em valor de mercado ao Google. Tudo isso, por uma resposta errada fornecida pelo bot sobre o primeiro telescópio a fotografar um planeta fora do sistema solar.
O próprio CEO do Google, Sundar Pichai, chegou a enviar um e-mail público aos funcionários sobre as possibilidades das coisas “darem errado para o Bard”. Isso porque com tantas potencialidades, criar uma regulamentação para uso da ferramenta dependerá de um trabalho de testes e adaptações que tem um longo caminho pela frente, à medida que a rede adquire novos usuários.
Como acessar e usar o Google Bard no Brasil ?
Por enquanto, sabemos que o Google Bard já está presente em mais de 180 países, e surpreendentemente, o Brasil ainda não é um deles. Questões relacionadas à nossa Lei Geral de Proteção de Dados ( LGPD) tem sido apontada como o principal motivo.
Para começar a acessar a rede em território nacional, é necessário estar conectado a uma rede privada virtual (VPN). Por meio desse recurso, você consegue ocultar a origem do seu endereço do IP, “ fingindo” que se conecta a partir de outro lugar.
Para ativar o VPN no seu dispositivo, é necessário seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse um provedor VPN (NordVPN, ExpressVPN, Surfshark, entre outros)
- Baixe o app e instale o VPN no seu dispositivo
- Faça o login na sua conta VPN
- Selecione um servidor localizado em algum país onde o Bard já está disponível, como os Estados Unidos, por exemplo.
Depois de instalar a sua VPN, basta seguir a interface intuitiva para começar a usar o sistema que inclui:
- Clicar em “try bard”;
- Aceitar os termos de uso;
- Clicar em continuar ;
Interação com o Google Bard Fonte: The Keyword
Depois de seguir o passo a passo, é só começar a interagir com o sistema. Diferente de outros modelos de linguagem, o Bard permite diferentes tipos de input para revelar respostas como veremos a seguir.
Quando foi lançado para testes nos Estados Unidos e no Reino Unido, o sistema exigia uma conta no Google, ser maior de 18 anos, além de conter uma lista de espera, o que já não era mais necessário depois do lançamento oficial.
Google Bard vs. ChatGPT
- Exportação de conteúdo
A IA do Google traz um diferencial de alta integração com o resto do sistema. Se no ChatGPT é necessário copiar e colar o conteúdo ou pintar as telas, a funcionalidade de exportação no Bard foi otimizada, devido a associação com o Google Workspace.
Com comandos muito mais simples, você será capaz de enviar textos criados de forma direta para um DOC ou um arquivo do Google planilhas, por exemplo. Existe até mesmo a possibilidade de encaminhar o texto gerado pela plataforma direto para a caixa o gmail, tornando o processo muito mais simples.
Google Bard permite exportar conteúdo para Google Worksapace Fonte: Divulgação Google
2. Leitura de inputs com imagens
O Google Bard ainda não é capaz de gerar conteúdos em forma de imagem. O que deve ser resolvido em breve com uma parceria de integração com o Adobe Firefly o que já deve ser uma realidade próxima.
No entanto, uma grande revolução do Bard em relação ao seu principal rival ( ChatGPT) é justamente a possibilidade de inputs ( comandos) em forma de imagem. Através da integração da ferramenta com o Google Lens.
Bard tem integração com o Google lens que permite inputs em forma de imagem Fonte: alvenilisboa (giphy)
Com o Bard, você pode solicitar a legenda para uma imagem específica sem precisar descrevê-la em palavras, basta enviar uma foto do local ou enviar um arquivo da sua galeria. Você pode inclusive conseguir o link de compra direto para o produto, usando apenas o input em formato de imagem daquele produto específico.
3. Pesquisa por comando de voz
Outro elemento de integração importante entre a tecnologia já conhecida do Google e o Bard é justamente o comando de pesquisa por voz. Essa funcionalidade, ainda não disponível no ChatGPT, que só aceita comando via texto, o que torna o novo sistema de IA ainda mais acessível.
Além de agilizar o processo de busca e pesquisa, esse outro formato de input também favorece uma comunicação ainda mais humanizada e fluída na interação com a ferramenta.
Google Bard também aceita comandos de voz como inputs Fonte: imagem Birôlab
4. Atualização em tempo real
Uma das grandes desvantagens apontada pelo ChatGPT no início do seu lançamento foi justamente as limitações de informações anteriores a 2021 e restritas a setembro do mesmo ano. No Bard, a conexão direta com as diversas fontes e conteúdos do Google permitem o acesso a notícias muito recentes entre 2022 e 2023.
Os criadores do ChatGPT já vem trabalhando em atualizações para corrigir esse desfalque. Uma nova versão do Chatbot deve incluir mais atualizações nas fontes de informação que alimentam a inteligência.
5. Fontes das informações
Quem tem utilizado o ChatGPT já percebeu que as respostas ficam restritas ao que é fornecido pelo robô. O processo de busca em si não fica visível para os usuários, o que gerou inclusive polêmicas recentes, já que o Chat teria usado de informações falsas, literalmente mentido, para completar uma tarefa.
No Bard, é possível ter acesso aos sites, vídeos e outras fontes de referência utilizados pela inteligência artificial para a construção da informação. Isso não significa que as respostas serão as mesmas dessas fontes, já que o Chatbot entrega respostas originais e personalizadas a partir de um banco de dados existente, sendo esse o seu principal diferencial.
Ao mesmo tempo que torna a comunicação mais segura, a indicação das fontes também facilita a expansão da busca pelo usuário. Isso porque acessando as fontes de forma específica, é mais fácil se aprofundar no tema a partir da resposta oferecida pelo Bard.
O impacto do Google Bard no SEO
As inteligências artificiais já tem se mostrado bastante úteis quando o assunto é otimização do conteúdo e agilidade de produção. É por isso que muitos profissionais de marketing já tem usado ferramentas como ChatGPT no seu cotidiano.
Com a ampliação das funcionalidades e a chegada oficial do Bard no Brasil, o hype em torno das inteligências artificiais deve aumentar ainda mais.
O importante é entender que eles não devem atuar como substitutos da força criativa humana, mas como auxiliares que facilitam a entrega de conteúdos estratégicos. Isso inclui atividades de apoio à produção como:
- Pesquisa de palavras-chave
- Sugestão de títulos e descrições
- Sugestão de conteúdos
- Planejamentos de ações de marketing
- Correções ortográficas e de sintaxe que facilitam a experiência de quem lê e consome o conteúdo.
- Construção de roteiros para conteúdos em vídeo
O próprio Google se posicionou recentemente sobre a questão do papel das IAs na criação e desenvolvimento de conteúdos inteiros. De acordo com a gigante da tecnologia, o foco será sempre a experiência do usuário, ou seja, não adianta otimizar apenas por otimizar e não entregar algo útil e envolvente para o público.
É por isso que o acompanhamento de um profissional humano é ainda tão crucial nesse processo. Isso serve tanto para evitar erros, quanto para tornar a comunicação genuína a nada artificial.
Portanto, o impacto para o uso de estratégias de SEO com o Bard será similar ao que já vem acontecendo com o ChatGPT, só que ainda mais potencializado pelas novidades do sistema do Google.
Automatização de atividades mais básicas e fonte de informação e inspiração para criação são as principais funcionalidades do Bard que devem ser associadas à criação no mundo do marketing.
Para os profissionais, fica a função de saber explorar a inteligência artificial, aprendendo a se comunicar e direcionar os prompts de comando para a ferramenta.
Ficou interessado em integrar as inteligências artificiais no seu marketing de forma profissional e estratégica? Fala com a gente!
Quer ficar em dia com outras tendências e dicas de marketing digital? Acompanhe o nosso blog.