Aprenda a usar ChatGPT como ferramenta de marketing

O ChatGPT promete revolucionar as buscas com uma experiência de chatbot humanizada que deve competir até com o Google.

O ChatGPT é uma criação da empresa OpenAI e possui acesso gratuito. O modelo de linguagem foi lançado em novembro de 2022, mas já vem gerando muito impacto e discussões no mercado na tecnologia.

Na prática, a nova ferramenta não é um motor de busca, como ela mesma descreve, mas um sistema de interação humanizada que gera respostas automáticas. O objetivo do ChatGPT é gerar uma conversa o mais próximo possível de uma linguagem natural.

Só que diferente de muitas assistentes virtuais que já encontramos por aí, a interação está integrada com tecnologias de machine learning. Isso significa que estamos lidando com uma Inteligência Artificial que gera respostas originais e não apenas seleciona conteúdos já disponíveis na internet.

As possíveis aplicações do ChatGPT são inúmeras. Os primeiros a testarem o funcionamento da tecnologia foram os programadores e desenvolvedores.

Eles já trouxeram vários conteúdos, mostrando como a plataforma pode ser usada para a correção de códigos e até geração de novos códigos que atendem a funcionalidades específicas.

Em outros mercados como o da saúde e na área jurídica, já podemos observar críticas à nova plataforma. Isso porque dependendo do nível de detalhe, o chatbot oferece respostas de dietas personalizadas ou até programas de exercício para pessoas com doenças crônicas e até mesmo consultas sobre informações legais.

A OpenAI já traz um alerta sobre os riscos do chat para respostas altamente personalizadas, já que a tecnologia ainda apresenta limitações importantes.

E na área de marketing? Será que a ferramenta será capaz de substituir completamente a mão de obra humana em um futuro próximo? Leia a matéria completa para entender o impacto do ChatGPT na área de marketing.

O que é o ChatGPT?

Quais as vantagens do ChatGPT?

Limitações do ChatGPT

Como usar o ChatGPT no marketing digital ?

Como acessar e usar o ChatGPT ?

O que é o ChatGPT?

Como já mencionamos, não estamos falando diretamente de uma ferramenta de busca, mas de um gerador de respostas automáticas que simula a interação humana. A ferramenta já tem muitas aplicações práticas, e apesar da interface permanecer em inglês, a geração efetiva de respostas já está disponível em português.

Atualmente, o sistema de Inteligência Artificial usa diversas bases de dados e, por meio das tecnologias de machine learning, ela vai se desenvolvendo a cada novo usuário. Esse aspecto abre um parâmetro para um treinamento personalizado do chat para o uso em seu negócio, por exemplo.

As respostas dentro do chat seguem uma tendência de dialogflow, fazendo com que interação e engajamentos sejam estimulados pelo teor original e conversacional das respostas.

Quais são as grandes vantagens do ChatGPT para experiência do usuário?

Quais as vantagens do ChatGPT?

Entenda quais aspectos relacionados a essa nova tecnologia podem melhorar a experiência de busca dentro da internet.

Conheça algumas oportunidades trazidas pelo ChatGP.

1. Respostas rápidas: Além de uma boa velocidade de entrega em si, o chat permite acesso a respostas precisas em um tempo hábil.

Próximo da experiência da caixa de destaque na SERP no Google, a nova ferramenta traz definições prontas até para as questões mais complexas.

2. Geração de conteúdo personalizado: Uma conversa gerada dentro do chat tem muitas chances de gerar conteúdo relevante e que converta. Isso traz impactos diretos para um sistema de tráfego web, levando o seu usuário para sites e redes sociais .

Usando o mecanismo da ferramenta adaptado ao usuário, você pode treinar a ferramenta para respostas mais assertivas alinhadas com os seus objetivos.

3.Engajamento: Em um formato de diálogo a sua interação com o usuário pode durar muito mais tempo. Isso aumenta o seu números sobre retenção e tempo em que cada um pode permanecer na sua páginas.

(Quer entender mais sobre novas métricas de engajamento dentro das suas páginas? Confira o nosso artigo sobre as métricas do Analytics 4)

Todas essas vantagens representam mudanças importantes em relação a outros sistemas de assistência virtual. No entanto, na própria página do OpenAI, os usuários são alertados sobre as limitações do sistema. Confira todas elas no próximo tópico a seguir.

Limitações do ChatGPT

Toda liberdade oferecida pela experiência do usuário altamente personalizada também tem suas limitações. Algumas questões fundamentais sobre os impactos futuros do ChatGPT já vem sendo alertado pela própria desenvolvedora do sistema.

Dentre as consequências adversas e limitações oferecidas pelo Chat estão:

1.Informações apenas de depois de 2021: o banco de dados da ferramenta ainda está em constante construção. Embora o ChatGPT possa ser usado para buscas de informações mais recentes, ele tem muitas limitações para conteúdos e informações disponibilizadas antes de 2021.

2.Sensibilidade para diferentes termos: O uso de sinônimos e reformulações de frases com o mesmo sentido nem sempre oferecem o mesmo tipo de resposta.

Isso acontece, porque o modelo ainda não consegue atingir 100% de eficiência na interpretação de determinados termos.

3.Respostas imprecisas: Um dos grandes desafios do Chat GPT é tornar o seu conteúdo o mais preciso e o menos genérico possível para quem questiona.

Isso significa que em alguns momentos podem ser geradas respostas gramaticalmente corretas e verbalmente coerentes, mas que não respondem a questão em termos semânticos.

4.Conteúdos proibidos: O chat está automaticamente programado para não gerar conteúdos de violência e sexo explicito, por exemplo.

No entanto, por causa da questão da sensibilidade ao uso de sinônimos, uma construção diferente para a mesma busca pode driblar as censuras.

5.Ele não é neutro: Apesar de criado para demonstrar pontos de vista diversos, fornecendo o máximo de informações úteis, a plataforma pode reproduzir tendências e pensamentos específicos dos usuários.

Em alguns casos, é possível identificar respostas com claras tendências políticas sendo oferecidas pela plataforma como a única resposta possível.

Todas essas questões e suas consequências futuras têm sido debatidas pelos criadores e por outras gigantes da tecnologia. A busca desses profissionais é encontrar formas de regulamentação para todas as possibilidades que o chat oferece.

Como usar o ChatGPT no marketing digital ?

Para quem atua com produção de conteúdo na área digital, perceber todas as funcionalidades do ChatGPT cria um alerta: Em quanto tempo serei substituído?

Desde que se tornou um assunto em alta, o chatbot como substituto da ação humana já foi alvo de vários debates e artigos. Quase sempre existe um consenso de que diante de uma série de limitações éticas e sociais, enfrentadas por outras Inteligências Artificiais, o ChatGPT poderá servir muito mais como uma ferramenta do que como um substituto efetivo.

Elencamos aqui algumas formas de atrelar o ChatGPT a sua estratégia de marketing digital e criação de conteúdo.

1.Automações para atendimento personalizado

O ChatGPT cria novos parâmetros para assistentes virtuais e suporte personalizado dentro de sites e outras plataformas.

Através de um treinamento correto de fluxos de diálogo, você pode gerar engajamento e manter atenção ao cliente 24 por dia com um chatbot muitos mais conversacional.

 

Legenda: Treine o ChatGPT para conseguir a saída de texto desejada Fonte: twillo blog 

Além disso, depois de realizar o seu cadastro você consegue configurar uma série de fatores dentro do próprio site como o idioma, tempo de respostas e até o tom da conversa. 

Para treinar as respostas, é preciso inserir inputs, questões ou comentários, para as principais questões do seu público consumidor e a partir daí verificar as suas respostas. Se forem insuficientes, basta editá-las.

 Sempre que uma ação assim for realizada, a plataforma absorve as alterações para outras respostas futuras. 

2. Pesquisa de palavras-chave

Apesar de ainda não substituir completamente as grandes ferramentas da área, o ChatGPT é uma excelente fonte de insights para criação de mapeamento de conteúdos no seu nicho. 

Fizemos o teste com chat  para a  criação deste conteúdo e a seleção de termos foi bastante precisa.

 

Legenda: Palavras geradas pelo ChatGPT para o uso de SEOFonte: ChatGPT

3. Criação de copys e resumos dos seus produtos

A ferramenta tem se mostrado muito útil no quesito de síntese. Ela pode servir de parâmetro para a criação de páginas e descrições. 

Só que para ter bons resultados é preciso saber usar o chat. Isso porque, questões genéricas geram respostas genéricas e a busca por um único termo pode gerar respostas que não são úteis. 

Para obter os melhores resultados com o uso do ChatGPT, é preciso saber fazer as perguntas específicas

4. Conteúdo conversacional

 A linguagem usada pela plataforma, cria novos parâmetros para conteúdos de redes sociais, por exemplo.

Com a busca por experiência mais personalizada, o chat pode servir de inspiração para criação de conteúdo mais fluido e com potencial de engajamento.

5. Planos de marketing

O ChatGPT é capaz de realizar planejamentos de marketing. Quanto mais informações você fornecer, mais precisas são as respostas. 
Com a simples informação do seu nicho de atuação, por exemplo, a ferramenta cria um planejamento de sugestões de conteúdos e ainda traz dicas para o processo de produção.

 

Legenda: Sugestão de conteúdos e estratégias para as redes sociais de um personal trainer Fonte: ChatGPT

Apesar de ser uma alternativa para quem está começando a estruturar a sua rede, não dá para usar esse planejamento a longo prazo e nem estruturar campanhas pagas, por exemplo. 

Assim, a ferramenta pode ser usada para complementos de estratégias baseadas em dados personalizados

6. Blogposts com ChatGPT

Uma das questões mais temidas para quem trabalha com o SEO é saber quão precisos serão os textos gerados pelas ferramentas. Por isso, fizemos o teste para o texto que seria gerado para este blog

 

Legenda: Blogpost gerado pelo ChatGPTFonte: ChatGPT

Apesar de menos denso e bem menos personalizado, a coerência e a distribuição de informações baseadas em UX impressionam. A estrutura do texto é altamente adaptável aos princípios de SEO com organização de parágrafos e períodos curtos em linguagem direta. 

Mas se você estava pensando em usar textos prontos do chat nas suas redes, é melhor pensar duas vezes. Isso porque o Google já está trabalhando em um algoritmo capaz de diminuir o ranqueamento de conteúdos gerados por Inteligências Artificiais da OpenAI.

Ao mesmo tempo, o Google não vai ficar para trás nesta corrida. Apesar de não ter sido lançado para o público em geral ainda, o CALM ( Confident Adaptive Language Modeling , já é uma realidade dentro da bigtec que desenvolveu o modelo de linguagem em parceria com o MIT.

De acordo com informações internas, a escolha por adiar o lançamento do produto é conseguir entregar uma solução que lide com as grandes limitações do ChatGPT. Afinal, com uma plataforma de conteúdos tão convincente, cresce o potencial para fake news.  

 Em várias declarações, os responsáveis pela pesquisa do gigante das buscas, apontam que a tendência atual da plataforma é na verdade promover conteúdos criados por humanos. Portanto, nada de copia e cola se você não quiser ser penalizado .

A própria OpenAI não tem interesse que a plataforma seja usada para proliferação de conteúdos completamente genéricos e sem conexão. É por isso que a companhia tem trabalhado na criação de uma marca d ´água criptografada para os conteúdos gerados no chat. 

Como acessar e usar o ChatGPT ?

O passo a passo para começar a explorar o ChatGPT é bastante simples e o uso é gratuito. Você pode acessar a plataforma web ou baixar o aplicativo. 

Confira aqui o passo a passo para usar a ferramenta 

1- Acesse o Try ChatGPT 

2- Crie um Cadastro 

3- Confira a página de sugestões de uso

 

Legenda: Sugestões de uso na interface do ChatGPTFonte: ChatGPT

4- Faça a sua pergunta 

5- Não ficou satisfeito ? Você pode usar a função “regenerate response” para obter melhores resultados para a mesma questão. 

Mais do que uma tendência passageira, as mudanças do ChatGPT vieram para ficar, na medida que otimizam a principal moeda de troca da internet: a experiência do usuário.

 Para não ficar para trás nas novas possibilidades para o seu marketing, vale a pena começar a implementar as funcionalidades do chat no seu dia-a-dia de produção. 

Você tem interesse em criar sites com suporte e sistemas de automação para otimizar o seu tráfego? Entre em contato com a gente.

Quer entender melhor outras tendências e mudanças na área de marketing? Não deixe de conferir o nosso blog

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