Rumo ao hexa | 6 dicas para fazer marketing na Copa do Mundo 

6 estratégias para fazer marketing na Copa do Mundo 

Como o Mundial pode te fazer vender mais e promover a sua empresa? Veja dicas para um marketing na Copa do Mundo que não viola as restrições publicitárias da FIFA. 

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta. Toda essa visibilidade do Mundial da FIFA tem impactos diretos em qualquer estratégia de marketing. Estimativas de SPC Brasil e Confederação de Dirigentes e Lojistas (CNDL) estimam uma injeção de R$ 20,3 bilhões na economia nacional por conta do evento. 

A edição de 2022 da Copa, sediada no Catar, deve representar um aumento de 7,9 % no faturamento de negócios em relação à competição de 2014, que aconteceu no Brasil. Os dados são da Confederação Nacional de Bens e Serviços e Turismo (CNC) e só reforçam como o torneio é um prato cheio para campanhas de todos os ramos. 

Além de representar um grande potencial para vendas, fazer uma associação ao Mundial, sem violar as restrições da FIFA, é uma boa oportunidade de branding para fortalecer sua marca. Alguns dados da Pesquisa Pinion  Copa do Mundo 2022 mostram que: 

  1. 75% dos consumidores consideram que as marcas anunciantes na Copa possuem credibilidade;
  1. 70% valorizam marcas que incentivam uma prática tão importante quanto a do esporte;
  1. 56% passam a admirar marcas que se associam a grandes eventos esportivos;
  1. 55% passam a considerar essas marcas nas próximas compras;
  1. 46% afirmam aumentar a fidelidade às marcas que se associam ao evento.

No entanto, é fundamental ficar atento às regras de propriedade intelectual da FIFA. Certos elementos e palavras são restritos aos patrocinadores oficiais. Mas ainda sim é possível surfar nas tendências da Copa do Mundo, sem desrespeitar esses parâmetros.

Confira aqui 6 dicas para o  seu planejamento de marketing na Copa do Mundo.

1.Conheça as restrições da FIFA para sua campanha de marketing na Copa do Mundo 

Antes de começar a desenvolver a sua campanha de marketing, é importante ficar atento ao que você não vai poder usar. Ler e entender os tópicos do Guia de Propriedade Intelectual da FIFA vai te impedir de pagar multas milionárias e economizar tempo de criação. 

As restrições são relativas à divulgação  de símbolos e até palavras que são de uso exclusivo dos patrocinadores oficiais. Empresas que investem pesado pelo direito de divulgação de elementos visuais do Mundial. Elencamos aqui algumas das restrições  para vocês já ficarem atentos ao que pode ser usado no seu marketing na Copa do Mundo. 

Dicas para marketing na Copa do Mundo – Guia de Propriedade intelectual da FIFA Fonte: Tenor gif

Quem não é um dos patrocinadores oficiais da Copa do Catar fica proibido de usar elementos como:

  • Slogan (“Now is all” ou “Agora é tudo” e pôster oficial )
  • O nome e a imagem do mascote (La eeb) também são restritos 
  • A taça oficial da Copa também não pode ser usada 
  • Logo da FIFA 
  • Fonte criada para o evento também não pode ser usada

Até mesmo o uso de determinadas palavras e expressões são proibidos, incluindo termos como:

  • Copa do Mundo FIFA Qatar 2022
  • Copa do Mundo FIFA 
  • FIFA
  • Copa do Mundo ou Copa do Mundo 2022
  • Copa Mundial ou Mundial
  • Qatar 2022  ou Catar 2022

A atenção tem que ser redobrada, porque não é só a FIFA que traz restrições. A Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ) também estabelece regras para uso da simbologia da Seleção. Dentre as restrições, estão:

  • A camiseta da Seleção ; 
  • O nome ou a marca da CBF;
  • O  escudo da CBF;
  • O mascote da Seleção;
  • Imagens dos jogadores ou dos jogos;
  • O termo “Seleção Brasileira”.

Apesar das restrições, muitas corporações, mesmo as grandes empresas, acabam violando essas diretrizes. A prática, conhecida como Marketing de Emboscada,  além de mal vista, pode acarretar punições judiciais. 

A quantidade de restrições para o uso de elementos  na sua estratégia de marketing na Copa do Mundo, podem assustar a princípio, mas não significam que você não pode usar o Mundial. Se liga aqui nas próximas dicas para as melhores jogadas na sua campanha. 

2. Invista em uma construção visual com o tema da Copa do Mundo

Futebol e Seleção são dois elementos com referências visuais inesgotáveis. Fora da simbologia oficial você pode sempre levar o clima da Copa do Mundo para o seu negócio, seja físico ou apenas digital.

Bandeiras do Brasil, redes, gramado o que não faltam são opções. O simples uso do verde e amarelo já vai ter um impacto na sua divulgação. No entanto, é importante não poluir a sua comunicação de uma vez só e tentar buscar um equilíbrio com a identidade da sua marca.

Levando em consideração o tamanho e impacto da Copa do Mundo para o seu tipo de negócio pode valer a pena criar um projeto específico para aproveitar ao máximo os 30 dias de partidas. Até porque com tanta estratégia verde e amarela por aí, vai ser importante se destacar com uma comunicação que chame a atenção da sua persona. 

Associar uma sólida identidade visual junto com uma linguagem assertiva para o seu público, como veremos no próximo tópico, é a elite para uma boa campanha. 

Quer saber mais sobre a importância da construção da identidade visual para o seu negócio? Confira o nosso artigo  sobre o tema. 

3. Use a linguagem do futebol para divulgar suas ações na Copa do Mundo 

Chegou a hora de colocar em campo todas as piadas, jargões e expressões que permeiam o mundo do futebol. Levando em consideração o seu público alvo, pode ser um ótimo espaço para uma linguagem mais irreverente que se conecte com a grande paixão dos brasileiros. 

O grande desafio para qualquer marca é encontrar a dose certa de brincadeiras e a aceitação do seu público. 

4. Entenda o seu nicho: Use a Copa do Mundo em correlação com o seu negócio 

Qualquer ação que você planeje para se destacar no Mundial da FIFA precisa fazer sentido para a sua empresa. Explorar as tendências é importante, mas sempre está alinhado com o seu setor. Neste processo, algumas empresas têm mais vantagens como restaurantes, turismo e moda

Cardápios especiais e cartelas de drinks inspirados nas seleções participantes são uma boa forma de atrair novos clientes, por exemplo. Em termos de gastronomia, oferecer além de sabores um espaço para acompanhar os jogos vai fazer toda a diferença nesta época do ano. 

Na área de vestuário, o termo “Brazil Core” , que se refere a uma estética que visa despolitizar as cores da seleção e mostrar patriotismo, teve um aumento repentino de buscas no país, de acordo com o Google Trends. Vários lojistas surfaram na onda para vender os produtos aproveitando o novo termo em alta. 

Em outros ramos, temos associações menos óbvias com o Mundial, mas nada impede de aproveitar o momento. 

Já pensou em falar sobre direitos de imagens dos jogos na página do seu escritório de advocacia? Este é um tipo de conteúdo que pode não se converter em vendas diretas, mas tem impacto no quesito engajamento pelo apelo da Copa do Mundo, como vamos comentar no tópico seguinte. 

5. Como promover engajamento durante a Copa do Mundo?

Até quem não gosta de futebol, acaba sendo impactado pela comoção das partidas durante a Copa do Mundo. Em eventos como estes, somos mais influenciados a agir por contágio já que o esporte inspira o nosso senso de estar junto. 

Uma pesquisa da  Apoema revela que 42% dos brasileiros passaram a gostar de futebol ao ver os familiares torcendo por seus times.  O dado revela como nos sentimos mais inspirados a “participar” diante de movimentos com grande apelo coletivo, somos assim  movidos a nos engajar.

Como promover mais engajamento de marketing na Copa do Mundo Fonte: Giphy

É com base nessa conexão afetiva que a Copa do Mundo é um terreno fértil para engajamento. Só que para isso, é preciso saber aproveitar com ações tanto nas redes quanto presencialmente; tanto para clientes externos, quanto para iniciativas de endomarketing. 

Uma boa política de promoção para assistir aos jogos da Copa, Rifas, Bolões são exemplos de ações de engajamento que aumentam as vendas e ainda ajudam a fortalecer as suas redes. Ofertas atrativas e premiações de valor durante este período podem ser a porta de entrada para muitos clientes em potencial. 

Essa é uma grande oportunidade para investir também em marketing de conteúdo. Fora das ações de caráter comercial, esse pode ser um momento estratégico para aumentar os seus níveis de tráfego orgânico. Para isso, conteúdos de enquetes de curiosidades, interações com memes entre outros são opções que merecem ser exploradas 

6. Saiba usar a imprevisibilidade dos jogos da Copa do Mundo a seu favor

Não dá para adivinhar o resultado de todos os jogos, não é verdade? A gente até queria, mas na hora de uma campanha de marketing não dá para trabalhar sem um plano B. Embora ações baseadas em resultados dos jogos sejam boas para engajar, elas têm o perigo da imprevisibilidade. 

Use o resultados dos jogos de forma correta para o seu marketing na Copa do Mundo Fonte: Tenor Gif

É por isso que na hora de estruturar a sua ideia para a Copa do Mundo, principalmente se ela envolver premiações, é sempre bom contar com todos os cenários possíveis. Isso é fundamental, porque não planejar antecipadamente pode fazer você perder oportunidades. 

Você não quer ser o pé frio que apostou que a Seleção não ia para final, perdendo todo engajamento de uma final de Copa do Mundo, não é mesmo? Por isso, conte com  as várias possibilidades. 

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