O Google Analytics 4 chegou para substituir o Universal Analytics. Conheça as principais diferenças para uma migração de sucesso dentro da ferramenta e insights mais assertivos nos seus sites e apps.
O Google Analytics 4 como o futuro do mercado digital é uma previsão que vem se desenhando desde 2019 e já foi consolidada em um artigo do próprio Google. A partir de julho de 2023, a versão anterior da maior ferramenta de análise de sites, Universal Analytics, será descontinuada.
A novidade vai tornar a migração para o GA4 obrigatória para todas as propriedades de sites e apps. Para não ficar para trás, a dica de ouro é se familiarizar a partir de hoje com a nova ferramenta e como ela pode ser usada para insights mais assertivos nas suas páginas.
As mudanças do Analytics prometem relatórios ainda mais estratégicos, integração app + web e atualizações constantes baseadas em tecnologia de machine learning. Uma grande revolução que também vem no quesito privacidade com um sistema de coleta de dados que protege os visitantes.
Aprenda como migrar para o Google Analytics 4 e entenda as mudanças.
1.O que é o Google Analytics 4?
2. Diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4
3.Novas métricas no Google Analytics 4
4. Como funciona a migração para Google Analytics 4 ?
1.O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é a versão mais recente do Analytics que vai substituir completamente a versão anterior (UA) em 2023. Uma das principais diferenças da nova versão que já pode ser usada, é a experiência multiplataforma. Isso significa análises mais unificadas.
A alteração permite uma avaliação de dados, como visitas e conversões nas páginas, de forma integrada entre aplicativos mobile e sites. A mudança do GA4 traz, portanto, a possibilidade de uma análise mais ampla sobre o trajeto de cada visitante.
No entanto, para o uso de aplicativos, o Google Analytics 4 não funciona totalmente sozinho. Para a integração, é preciso ter uma conta no Firebase, ferramenta do Google voltada para análise de fluxos nos apps.
Outro ponto chave é a questão da privacidade e uso de dados da base de usuários. Uma alteração que segue uma tendência em todo o mercado de tecnologia de oferecer maior controle sobre a disponibilização de informações para visitantes das páginas.
( Quer saber mais sobre a questão da privacidade como tendência nas redes sociais? Confira a nossa matéria sobre os últimos recursos do whatsapp)
Com o princípio do machine learning, que não usa os famosos cookies, o padrão de comportamento de cada usuário é construído a partir das ações dentro do site. Ou seja, o foco é um perfil de comportamento que não exige mais retenção de informações como o endereço de IP, por exemplo.
O processo de coleta de dados para entender o padrão de cada pessoa é uma das grandes diferenças comparado ao Universal Analytics. Isso porque a versão mais recente trabalha com o conceito de eventos, em que cada clique ou rolagem de barra no site contam e não apenas o pageview.
A tecnologia é tão impactante que será capaz de lançar análises preditivas. Uma plataforma de e-commerce, por exemplo, será capaz de adivinhar com bastante antecedência picos de compras em determinadas semanas.
Outra mudança vem dos relatórios. Quem deve sentir os principais impactos são as propriedades configuradas antes de 14 de outubro de 2020. No período anterior a esta data, apenas os dados da versão Universal Analytics estavam disponíveis.
Entenda aqui as principais diferenças entre o GA4 e sua versão anterior.
2. Diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4
Uma diferença bem expressiva entre as duas versões aparece já nas configurações de contas é o fim da opção “Vistas” do Universal Analytics. A partir de agora, quem usar a ferramenta terá acesso a um menu composto por “Conta, Propriedade e Fluxo de Dados “.
É no elemento de “Fluxo de Dados” que você consegue estabelecer a conexão Web + App (Android e IOS). Além disso, a versão mais recente também traz mudanças importantes para entrega e coleta dos dados que elencamos aqui.
Relatórios e monitoramento no GA4
Ao contrário do UA, a nova versão da ferramenta dificulta, a princípio, a emissão de dados nos relatórios. Isso porque apenas uma parte menor de “eventos” dentro das páginas são monitorados automaticamente.
Ao ativar o GA4 apenas os eventos de:
– Rolagens;
– Cliques de saída;
– Pesquisa no sito
– Engajamento de vídeo
– Downloads de arquivos.
Serão monitorados.
Isso significa que para ter dados personalizados e condizentes com as necessidades da sua empresa é preciso ir mais a fundo. Para isso, basta acessar a página do Google para entender melhor cada evento e como ele pode ajudar nas suas conversões.
Machine learning e Privacidade
Como já foi mencionado, o Google Analytics 4 marca o fim da era dos cookies. As diferenças no fator segurança de dados estão totalmente relacionadas com o novo modelo de mapeamento das atividades dos usuários.
No Google Analytics 4, a captura de informações visa criar um perfil de comportamento com base nos eventos que cada indivíduo executa na página.
Apesar de não trabalhar mais com armazenamento de determinados dados, ainda é possível solicitar informações de maneira voluntária. A nova prática do GA4 fica muito mais alinhada à legislação digital atual, como previsto na LGPD, por exemplo.
Google Analytics 4 + Google ADs
Além do buscador, usar o Google Analytics 4 também será crucial para a sua performance em campanhas pagas. Isso é fruto de uma maior integração entre os anúncios e a coleta de dados das páginas.
Com a base de informações do GA4 a sua publicidade de remarketing, por exemplo, será desenvolvida levando em consideração níveis de comportamentos individuais. Isso aumenta as chances de uma conversão com a opção de “público-alvo sugerido” fornecido pela ferramenta.
Chamamos atenção aqui para os monitoramentos das conversões que precisam ser habilitadas dentro do GA4. Isso significa que ações importantes de serem rastreadas, como preenchimento de dados ou até a venda direta, precisam ser direcionadas dentro da plataforma como “eventos de conversão”.
Nas métricas de receita do GA4, você pode acompanhar de perto o valor gerado pelo seu e-commerce ou campanha. As informações ficam disponibilizadas no relatório de monetização.
Vale a pena ler também o artigo do Google Support para entender outros paralelos e os novos parâmetros do Google Analytics 4 e o Universal Analytics.
3.Novas métricas no Google Analytics 4
A partir das mudanças na coleta de dados e a nova função preditiva das ferramentas, o GA4 passa a entregar também novas métricas. Muitas atualizações têm relação com a integração site + apps, como as “sessões” que agora passam a ser contabilizadas por estas duas formas de acesso.
Se liga naquelas que representam as rupturas mais importantes com o sistema anterior.
Sessões engajadas
Além de acessar o site ou aplicativo, o seu usuário também precisa estar ativo na página. Essa métrica, que também relaciona taxas de rejeição, contabiliza as sessões com mais de dez segundos que viraram conversão ou tiveram duas ou mais visualizações de páginas ou telas.
Na nova versão do Analytics, essa métrica ficou ainda mais detalhada, permitindo análises individuais por usuário. Assim, é possível avaliar o momento específico no qual um visitante abandona a sua página.
Taxa de engajamento
Porcentagens que mostram exatamente o quanto os seus canais, seja sites ou apps geram interação. Taxas como essas do Google Analytics 4 coletam informações valiosas para as melhorias que precisam ser feitas visando mais conversão ou mais retenção, por exemplo.
Além de diferenças para otimizar páginas de baixa performance, é possível identificar com mais detalhes quais conteúdos têm ainda mais potencial para divulgação. Ou seja, quais páginas com boa performance podem gerar conversões e conexões com outros materiais do site.
Contagem de eventos
Número de cliques, interações dentro da propriedade são apenas algumas das atividades monitoradas pelo GA4. Elas são emitidas nos relatórios e permitem visões específicas das ações realizadas em números absolutos.
Como já mencionamos, a configuração automática do GA4 contabiliza apenas alguns eventos. Por isso, é fundamental conhecer todos os 12 eventos disponíveis para sites e os 85 disponíveis para aplicativos. Isso vai permitir uma coleta de informações alinhada aos seus objetivos.
Retenção dos usuários
Uma novidade do GA4 é a taxa de retenção de novos usuários. Entender como o seu site ou app mantém um determinado público e como ele se comporta ao consumir o seu conteúdo é crucial para insights mais estratégicos.
Entender os comportamentos que deram certo, auxilia na criação de incentivos para que esses visitantes continuem voltando para a sua página. Estas são algumas vantagens dos novos dados da ferramenta.
Valor de vida útil
Esse é um direcionamento totalmente voltado para os aplicativos. O cálculo leva em consideração a frequência de uso e os tipos de eventos de cada usuário do seu app.
Ou seja, o valor médio de vida útil do cliente com base nas suas últimas interações ao longo dos primeiros 120 dias.
4. Como funciona a migração para Google Analytics 4 ?
O ideal para realizar a transição para o Google Analytics 4 é aos poucos. Isso porque ainda não é possível transferir os dados do Universal Analytics para a nova versão. Utilizar as duas plataformas ao mesmo tempo para não perder informações e se familiarizar com o novo é o mais indicado.
Confere aqui o passo a passo para criar a sua propriedade no Google Analytics 4,
- Administrador > Propriedade > Criar propriedade
- Você já será direcionado para o Google Analytics 4. Então crie um nome e detalhes da propriedade, finalize e crie em próxima.
- Inclua novas informações da sua propriedade e clique em criar
- Na página de Captação de fluxos de dados, selecione a opção que deseja (web para sites, por exemplo e adicione o domínio do seu site.)
- Personalize as métricas que você quer monitorar
- Finalize e crie o fluxo
- Para quem ainda não conta no Tag Manager, basta seguir as orientações do suporte.
O fato é que apesar de graduais, as mudanças para o Google Analytics 4 são obrigatórias para qualquer negócio que queira sobreviver na era digital. Conversões de e-commerce, blogs e campanhas de ADs todas serão influenciadas pelas novidades do último analytics.
Vocês já têm acompanhado as mudanças? Independentemente do seu ramo de negócios, aqui no Birô, temos um departamento especializado em performance e posicionamento digital, tanto para clientes nacionais como internacionais. Entre em contato e podemos fazer uma pré análise do seu negócio sem compromisso.
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