Veja como usar estratégias de Marketing Digital para suas campanhas de final de ano

Entenda as dicas da Meta e Tik Tok e aproveite os últimos dias do ano para aumentar as vendas e fidelizar clientes. 

O uso estratégico do marketing digital para o aumento de vendas e fidelização de clientes é a melhor receita para impulsionar o seu negócio neste final de ano. Isso é ainda mais relevante quando falamos do país que ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de compras online.  

Um levantamento do Cupom Válido aponta para um aumento de 22,22 % nas compras pela internet só no início de 2022. O dado apenas reforça a importância de uma presença digital forte tanto para e-commerces quanto para outros segmentos, inclusive para aumentar o movimento em estabelecimentos físicos. 

A Confederação de Bens, Serviços e Turismo (CNC) traz dados otimistas para o comércio nacional na reta final de 2022 com um aumento de 2,6% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. 

Para aproveitar da melhor forma e colher os resultados, é fundamental saber fazer o seu marketing sazonal tanto para sites, mas principalmente para redes sociais. Isso porque dados da Meta apontam uma taxa de conversão de 56% para produtos descobertos inicialmente apenas dentro dos apps.

A gigante da tecnologia, Meta, trouxe para este ano um guia para festas de final de ano. São insights interativos, dicas e cases de sucesso para ajudar pequenos empreendedores a usar as ferramentas de marketing digital no período do boom de compras. 

O TikTok também promoveu ações para impulsionar compras com foco em microempreendedores. Além da hashtag #ShopSmal para conteúdos de vendas, a companhia ainda trouxe orientações de outros influenciadores e ainda promoveu incentivos financeiros para anúncios de pequenos lojistas nos Estados Unidos.

(Confira o nosso artigo sobre o uso do Tiktok for business e veja como usar a rede social na sua estratégia de marketing digital) 

Conheça aqui dicas e estratégias de marketing digital para sua campanha de final de ano com foco nas vendas e também fidelização.

1.Use a interação como parte do seu marketing digital nas festas de final de ano 

2. Faça vídeo para sua estratégia de marketing digital no final de ano

3. Use o marketing de influência na sua campanha de final de ano

4. Saiba usar dispositivos móveis no seu marketing digital no final de ano

5. Use o marketing digital para facilitar a jornada de compra 

6. Fidelize quem você conquistou no final de ano

7. Atenção para as tendências do Comércio Digital no final de ano

  1. Use a interação como parte do seu marketing digital nas festas de final de ano 

Personalização é uma busca de quem compra ou pesquisa na internet. Dados levantados pela Meta apontam que  57% das pessoas valorizam uma experiência de compras online personalizada. 

Serviços de chats nos sites, respostas nas redes podem fazer toda diferença entre o visitante que converte e não converte. Facilitar o processo de tirar dúvidas e guiar o seu consumidor em potencial por uma jornada mais consciente é um exemplo de como personalizar o seu atendimento dentro do espaço digital. 

Um dado da pesquisa da Meta para também ficar de olho demonstra como a interação é uma tendência de venda importante. Aproximadamente, uma em cada quatro pessoas que fazem compras de fim de ano enviaram mensagem a uma empresa usando serviços de mensagem instantânea. 

Use a interação como parte do seu marketing digital nas festas de final de ano Fonte: Freepik

Outros recursos de personalização também podem ser usados. Como mensagens de Whatsapp ou e-mail marketing que inclua o nome do cliente. Esse tipo de personalização pode fazer toda diferença em uma estratégia de reengajamento para leads que visitaram a sua página, mas não converteram.

Como veremos mais à frente, esta também pode ser uma tendência importante como estratégia de fidelização para ser implementada já nos próximos meses depois dos grandes fluxos de compra.

  1. Faça vídeos para sua estratégia de marketing digital neste final de ano

A Meta já reforçou a importância e o alcance maior de conteúdos orgânicos em formato de vídeo dentro das suas redes.  Na época de final de ano, eles são uma excelente forma de divulgar os seus produtos, aumentando a possibilidade de visualizações. 

Na nossa matéria sobre como o instagram muda para concorrer com o Tiktok, demonstramos como os vídeos aumentam o seu alcance, aliado a outras estratégias. 

40% das pessoas acham que os vídeos online são úteis para encontrar inspirações de presentes. Seja para demonstrações de uso do produto, levando a experiência real, seja com conteúdos de dicas de ofertas, os vídeos são as suas vitrines no mundo digital, por isso, saiba direcionar os seus itens e serviços para os públicos certos. 

Produza conteúdos em vídeo para sua estratégia de marketing digital neste final de ano Fonte: Freepik 

Hoje, uma série de aplicativos e recursos dentro das versões business das plataformas facilitam a produção de conteúdos em vídeo que engajam. O “Try My Reel“, campanha que faz parte das iniciativas de final de ano do Instagram, disponibiliza uma série de templates criados por influenciadores dentro do Instagram for Business. 

Se os seus clientes em potencial são compostos por pessoas de uma faixa etária inferior a 40 anos, é importante ficar atento a outro ponto. Dados da Verint apontam que menos de 36% desses consumidores mais jovens têm o hábito de visitar lojas físicas. 

De acordo com pesquisa do próprio Google, a chamada Geração Z tem trocado os mecanismos de buscas tanto para pesquisas quanto para compras. Eles buscam um conteúdo com mensagem atrativa justamente em forma de vídeo, fazendo o Tiktok superar o maior buscador do mundo entre os jovens. 

Levantamentos do Tiktok mostram o quão impactante são os gatilhos em vídeo, a plataforma afirma que uma média de 44% dos seus usuários chegaram a fazer uma compra imediatamente após verem um vídeo na rede social

Mas o fato é que para todo o tipo de cliente, vídeos alinhados com as questões e interesses da sua persona podem aumentar os seus resultados. O foco em qualquer formato deve ser oferecer uma experiência digital o mais confortável e atrativa possível. 

  1. Use o marketing de influência na sua campanha de final de ano 

Já pensou em fazer parcerias? Usar a visibilidade de outras personalidades alinhadas com os interesses de valores da sua marca é mais uma opção para o seu marketing digital no final do ano

Por meio de gatilhos de provas sociais,um conteúdo  mais humanizado desperta interesses para quem está buscando fazer compras na internet. 51% das pessoas ouvidas pela Meta revelam  que acham que as recomendações feitas por criadores de conteúdo são úteis para encontrar inspiração de presentes.

Use o marketing de influência na sua campanha de final de ano Fonte: Freepik

Os modelos de vídeos curtos, que foram tendência em 2022, promovem maior engajamento e visibilidade para empresas de todos os tamanhos. 

Uma estratégia de marketing de influência neste final de ano precisa ser planejada. Isso porque desde a escolha do influenciador até o alinhamento da mensagem a ser passada precisam estar muito bem estruturadas. Com essa discussão prévia, você evita prejuízos que podem comprometer suas vendas na época das festas.

  1. Saiba usar dispositivos móveis no seu marketing digital no final de ano

Para usar o acesso via smartphone na sua estratégia de marketing digital, é necessário focar em dois pilares importantes. Por um lado, a adaptabilidade do seu conteúdo com interfaces mobile friendly e o por outro, a entrega de anúncios com base em geolocalização, dependendo do seu público e tipo de negócio. 

Uma experiência de compra mais simples, como detalharemos mais a frente, é outro mecanismo importante para conversão no final de ano. É por isso, que o seu site precisa estar adaptado ao dispositivo mais usado pelos brasileiros para compras online. 

O uso do celular como ferramenta de compras representa quase 87% dos hábitos dos brasileiros, de acordo com a pesquisa de consumo online no Brasil. Ter acesso ao seu produto ou serviço sempre à mão é crucial para mais vendas e para atrair novos clientes.

Outra dica para os estabelecimentos físicos, é a de usar os recursos de anúncios no Google e nas redes sociais direcionados clientes em potencial na sua localização. Ter esses anúncios e o direcionamento da sua página adaptada ao celular torna a chegada a sua loja muito mais simples e intuitiva. 

Assim, você maximiza as compras espontâneas, otimizando os seus anúncios no celular do seu público. 

  1. Use o marketing digital para facilitar a jornada de compra 

Uma experiência de compra simples, mas confiável é tudo que os consumidores buscam. Alguns dos insights levantados pelas redes sociais do Grupo Meta apontam que cerca de 

69% dos consumidores valorizam experiências fáceis de finalização da compra.

Para seguir essa dica de ouro do Facebook, você pode repensar direcionamentos dentro do seu e-commerce. Além disso,  se você ainda não usa,  pode ser a hora de investir nos recursos de lojas dentro das próprias redes sociais, que garantem mais confiabilidade por parte do usuário. 

(Confira a nossa matéria sobre o recurso de pagamento no Whatsapp e aproveite a funcionalidade para facilitar as vendas.) 

Use o marketing digital para facilitar a jornada de compra no final do ano Fonte: Freepik

Algumas empresas já trabalham inclusive com opções de Voice Commerce. O recurso que já está no mercado há algum tempo, permite compras com auxílio de uma assistente virtual apenas com comandos de voz.

 O processo torna o ato de finalização altamente simples, por isso é importante que as conveniências venham atreladas a uma sólida política de segurança.

  1. Fidelize quem você conquistou no final de ano

Depois do boom de compras do final do ano, é a hora de investir em um marketing de fidelização. Tanto para quem fechou a sua compra quanto para quem apenas entrou na sua base de leads, mas não converteu, é preciso manter contato. 

Crie conteúdos e anúncios de remarketing para esse público, e como já mencionamos, saiba usar o fator de geolocalização para direcionar essa mensagem. Promova uma política de benefícios e promoções para que quem já tem o seu produto, pense na sua marca ao longo de todo ano.

É importante avaliar que janeiro costuma ser um período em que muitos consumidores pretendem aproveitar a fase de “promoções”. O que mostra que mesmo depois da virada do ano, a oportunidade continua. 

A pesquisa da Meta reforça essa relação pós festas de final de ano. Durante este período,  41% dos consumidores demonstraram intenção de continuar fazendo compras mesmo após dezembro.

Atenção para as tendências do Comércio Digital no final de ano

É importante se diferenciar na época das promoções utilizando tendências que fazem sentido para o seu nicho. Uma série de recursos tecnológicos e a novas realidades virtuais tem várias opções para uma experiência de compra única e altamente personalizada no final do ano.

Já pensou em realizar uma live para vender os seus produtos? Imagina criar descontos exclusivos para os espectadores da sua rede em um horário específico. Além de aumentar o engajamento, elas acionam gatilhos mentais de urgência e escassez para aumentar o seu faturamento. 

Será que o no seu negócio, cabe uma estratégia voltada para as realidades virtuais? Imagina proporcionar provadores virtuais imersivos para sua loja de roupas ou trazer um conteúdo interativo em 3D. A tecnologia do metaverso está aí para provar que tudo é possível. 

Para o usar todos os recursos disponíveis de maneira estratégica o ideal é sempre planejar com certa antecedência as políticas da sua empresa. Entender os picos de compra do seu produto e entender como  datas como blackfriday e festas de final de ano se complementam, por exemplo, faz diferença no seus resultados. 

Muitas das estratégias de marketing que trouxemos aqui tem relação com a sazonalidade do final de ano, mas também podem ser usadas como uma política fixa e até em outros momentos estratégicos para o comércio. 

Quer ficar em dia com outras tendências e dicas de marketing digital? Acompanhe o nosso blog. 

Já tem a sua estratégia para o final de ano montada? Está buscando uma equipe especializada? fala com a gente. 

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