Entenda porque usuários e marcas estão migrando para o Mastodon como alternativa ao Twitter 

O Mastodon traz diferenças importantes em relação ao Twitter nas suas configurações. Entenda quais as vantagens da rede e se ela pode ser uma alternativa de marketing no futuro 

O Mastodon viveu um aumento repentino de downloads desde o dia 27 de outubro de 2022. A data marca o dia da oficialização da compra do Twitter pelo empresário Elon Musk. Dados da plataforma apontam uma chegada de  489 mil novos usuários depois do anúncio.

A rede social de origem alemã, Mastodon, já ultrapassa hoje mais de dois milhões de usuários ativos mensais. Apesar de parecer pouco diante dos 238 milhões de usuários diários do Twitter, com base em números de julho de 2022, a perda considerável de anunciantes importantes e também o aumento de contas suspensas são um sinal de alerta.

De acordo com um estudo feito pelo MIT , quase 875 mil usuários teriam desativado os seus perfis no Twitter apenas entre 27 de outubro e 1 de novembro de 2022. 

Até mesmo grandes marcas de alcance mundial tem recuado seus investimentos na plataforma de Musk. Corporações como a General Motors, Grupo Volkswagen e o laboratório da  Pfizer comunicaram uma suposta “pausa” nos seus anúncios no Twitter.

Até mesmo a Interpublic Companies, uma das maiores agências de publicidade do mundo, recomendou a seus clientes, como a Coca cola, Spotify e Johnson & Johnson, a seguirem o  mesmo caminho com sua rede de anúncios. 

Crises internas dentro do Twitter como demissões em massa e uma nova política de verificação de conta, que cobra o valor de U$ 8,00 por usuário, são alguns fatores de instabilidade que explicam a migração. 

Desde esse cenário, novas redes têm se apresentado como os substitutos do Twitter. Apesar da rede social indiana, koo, ter virado febre entre os brasileiros desde o dia 18 de novembro do ano passado, a rede Mastadon tem demonstrado ser uma alternativa mais promissora.

Isso porque mesmo depois do pico de novos downloads, a rede social tem conseguido manter a sua base de novos usuários. 

( Acesse as nossas redes sociais para acompanhar a nossa postagem e entender os principais aspectos da plataforma indiana koo) 

Entenda todas as peculiaridades do Mastodon, suas principais diferenças em relação ao Twitter e de que maneira ela pode ser integrada a sua estratégia de marketing.

1.O que é o Mastodon? 

O Mastadon não é uma rede tão nova assim, ela existe desde 2016 e foi desenvolvida na Alemanha, tendo como proprietário, Eugen Rochko. As publicações são gratuitas e a rede é mantida via crowdfunding.

A grande revolução da plataforma, que é justamente o que tem motivado as migrações, é que o Mastodon é uma “ rede federada” ou uma “rede de código aberto” . Isso significa que diferente do Twitter que tem o seus servidores concentrados em uma única empresa, a rede alemã conta com cerca de 4.600 servidores espalhados pelo mundo.

Na prática, isso significa que o sistema de cadastro não é tão simples. Afinal, para entrar na rede você vai precisar escolher o seu servidor como detalharemos mais à frente. 

Além disso, estamos falando de uma rede que ainda não tem e, na qual ainda é muito incerta como poderia funcionar, um sistema de anúncios. É isso mesmo! Sem conteúdo pago para ADS ou qualquer forma de impulsionamento! É tudo orgânico.

Não é à toa a referência a um mamífero extinto, o “mastodonte” ! Afinal o que vemos aqui é uma outra proposta de conexão que volta a origem das redes e com foco em conectar pessoas. 

Essa identidade e intenção fica muito clara na própria defesa da marca do Mastodon que se apresenta como “ A revolução digital”, cujo lema é “mídia social radicalmente diferente, de volta às mãos das pessoas”.

Assim, o Mastodon vai na contramão de muitas atualizações recentes de outras redes sociais que têm ampliado seus recursos em contas comerciais e funções de pagamento para usuários comuns, por exemplo. 

Para entender melhor essas atualizações, confira os nossos artigos sobre TikTok For Business e sobre a chegada da Função de pagamento via whatsapp no Brasil

2. Diferenças entre Mastodon e Twitter 

O Mastodon também é uma ferramenta de microblog, na qual você pode compartilhar imagens e vídeos. O limite de caracteres vai até 500, diferente do Twitter. 

No entanto, no Mastodon não encontramos a função de tweet de comentário . Ou seja, para fazer um comentário em referência a um outro post, você só pode usar o link da postagem ou comentário ao qual você se refere. 

O feed do Mastodon também não funciona de forma algorítmica. A entrega de postagens não é baseada nem em suas interações e nem nos seus interesses, mas numa simples ordem cronológica relativa ao servidor ao qual você está conectado.

Similar ao Twitter, na plataforma alemã, é possível pesquisar por pessoas e hashtags do momento. Mas uma diferença importante é que, no Mastodon, o caminho para encontrar novos amigos e pessoas para seguir é um pouco mais complexo. 

Isso acontece porque, como a ferramenta não usa algoritmo, não existem sugestões das pessoas que você talvez conheça. O app também não é capaz de fazer a leitura de quais dos seus contatos no celular tem perfil na plataforma. 

Para encontrar os seus amigos dentro da rede, você pode optar pela busca manual ou até mesmo por algumas ferramentas. O Twitodon , por exemplo, consegue te mostrar quais dos seus seguidores do Twitter também estão no Mastodon. 

Também encontramos algumas diferenças de nomenclatura que fazem relação a ações dentro do Mastodon. O equivalente ao tweet , aqui é chamado de “toot” , e um retweet é um “boost”.

A timeline no Mastodon apresenta uma divisão em três categorias

  1. Padrão : Todas a publicações dos perfis que você segue
  2. Federada : Acesso a postagens de perfis do servidor ao qual você está vinculado 
  3. Local : colegas de uma mesma comunidade à qual você está conectado 
Interface do Mastodon Fonte: Mastodon quick start guide

Regras para acesso a cada servidor ou comunidade dentro da plataforma são altamente personalizadas, como é característico de uma rede de código aberto. Isso faz com que regras de moderação e até de entrada em um servidor sejam muito diversas. 

Essa descentralização, representa um dos principais desafios para se pensar em qualquer estratégia de anúncios pagos no formato que conhecemos hoje. 

Existem também outras opções e funcionalidades de controle que estão abertos a todos os funcionários do Mastodon. Você pode, por exemplo, restringir o acesso às suas publicações, usando diferentes opções de privacidade para os seus “toots”.

É possível ainda fazer a hospedagem do seu perfil em mais de um servidor e fazer inscrição em comunidades para ter acesso a algum tipo de conteúdo ou interesse específico. 

Apesar de uma moderação ainda inicial, devido a alta segmentação do conteúdo, existem recursos para restrição de conteúdo impróprio e até aviso de spoiler. 

3. Alguns alertas na segurança do Mastodon 

Junto a toda a liberdade permitida pelo Mastodon, especialistas também já apontam alguns tópicos para ficar atento no quesito segurança. A descentralização que oferece mais vantagem para personalização também pode ser um risco 

Um relatório de testes de segurança executados pela agência Security Week, divulgado pela Revista Forbes, apontou algumas negligências que podem comprometer a integridade de dados dos usuários.   

Em alguns casos foi possível roubar credenciais de perfis e até mesmo baixar conteúdos inteiros, incluindo fotos e mensagens, de um mesmo servidor

Muitas destas falhas estão relacionadas a fatores como baixo orçamento por parte de alguns servidores para medidas de segurança mais efetivas. Existe uma relação de confiança muito forte entre o usuário que espera que o servidor seja capaz de proteger os seus dados. 

Apesar das falhas, especialistas da área de tecnologia já apontam que não são erros incorrigíveis e que o Mastodon já deve conseguir tomar as precauções à medida que sua base de usuários aumenta.  

A diretora e especialista em pesquisa de segurança de terminais da Tanium,  Melissa Bischoping, afirmou em entrevista que  “Isso não significa que você não deva usá-lo, mas significa que você não deve assumir que nenhum dado compartilhado lá está criptografado e protegido contra roubo ou apreensão pela aplicação da lei. “

De um modo geral, existe um consenso que a plataforma tem grande potencial para otimizar ainda mais sua operacionalidade no quesito segurança.

4. Mastodon como estratégia de Marketing 

Depois que marcas de peso como a Volkswagen fizeram uma declaração, considerando que “o Mastodon é uma plataforma atraente que a empresa gostaria de experimentar”, a plataforma alemã ganhou destaque também entre profissionais de marketing

Para obter sucesso no Mastodon com uma divulgação de marca é preciso ir em uma lógica contrária de muito do que vínhamos aprendendo. É preciso um alto conhecimento prévio do comportamento do seu consumidor e um mapeamento efetivo de quais servidores e interesses devem ser o alvo.

Focar em audiências específicas é sem dúvida a chave para desvendar um caminho ainda incerto de estratégias de marketing no Mastodon. Isso porque alcançar uma grande audiência em um público genérico pode ser muito difícil. 

Como já mencionamos, a plataforma conta com regras específicas por servidor. Enquanto algumas podem possuir formulários extremamente criteriosos para entrada de cada usuário, outras devem contar com apenas quatro regras básicas de respeito, o que torna mais difícil ajustar conteúdos.  

O principal ponto para quem trabalha com marketing já ficar atento é, sem dúvida, o fim da mídia paga dentro do Mastodon. Chamar a atenção e conseguir alcance aqui vai depender única e exclusivamente do quão atrativo é o seu post e principalmente os horários de postagem que devem ser influenciados por um feed cronológico.

Isso significa que devo mudar a minha marca para o Mastodon? Só porque grandes marcas já falam nesta possibilidade não quer dizer que é o seu caso. Tudo vai depender do perfil de comportamento da sua persona que você já precisa conhecer antes de entrar em uma nova rede social. 

O seu público acompanha as principais tendências do mercado de tecnologia? Gostam de novas experiências na área de tecnologia? Pode ser uma boa opção começar a explorar a plataforma para não ficar para trás. 

Uma migração abrupta do Twitter para o Mastodon não tem sido recomendada por especialistas da área de marketing, principalmente porque ainda há muito a entender sobre a plataforma.

5.Como criar uma conta no Mastodon 

Apesar de menos intuitivo do que o cadastro em redes de servidores centralizadas, criar uma conta do Mastodon e escolher um servidor é mais fácil do que parece.

Confere aqui o passo a passo para criar sua conta no Mastodon.

  1. Acesse a página mastodon.social. e clique em “criar conta”
Passo 01- Como criar uma conta no mastodon? Fonte: Mastodon 

2. Você será direcionado para a página dos Servidores, onde você poderá navegar pelas suas preferências. Você pode escolher o idioma, região e também temas como tecnologia, ciências, leitura com os servidores disponíveis.

 Passo 02- Como criar uma conta no mastodon – escolha de servidores Fonte: Mastodon 
 02- Como criar uma conta no Mastodon- escolha de tópicos e região Fonte: Mastodon 

Nem todos os servidores ficam disponíveis na hora, principalmente com o aumento de usuários da rede recentemente. Para não precisar ficar em lista de espera, você pode optar por “Velocidade instantânea de inscrição” .

Passo 02- Como criar a sua conta no Mastodon- Velocidade de inscrição Fonte: Mastodon

Uma curiosidade é que já existe um quiz específico na plataforma para te ajudar a encontrar um servidor mais rápido e alinhado com os seus interesses.

  1. Depois é preciso fazer o seu cadastro com informações pessoais como nome e e-mail. 
  2. O Mastodon envia um código para o seu e-mail de validação
  3. E pronto! Você já pode fazer o seu primeiro “toot”

Com as suas particularidades, o Mastodon vai trazer novos desafios para os profissionais de marketing e para o posicionamento de algumas marcas. O fato é que diante de tantas incertezas que rondam a gestão do passarinho azul, a melhor solução é sempre começar a explorar as novas possibilidades aos poucos.

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