Retrospectiva Google Trends 2023: O que os brasileiros mais pesquisaram? 

 O Google revelou o top 5 dos termos mais pesquisados pelos brasileiros em diversas categorias. Entender essas tendências e ficar antenados nas próximas é fundamental para as marcas. 

A plataforma de tendências do Google, Google Trends, divulgou mais uma edição do relatório anual de sua retrospectiva em 2023. Os dados mostram quais foram os termos mais buscados em diferentes países e em diferentes categorias. 

Desde política e acontecimentos mundiais,  até celebridades, shows, filmes, games são algumas das listas top 5 oferecidas pelo buscador  juntamente com outras categorias. 

Além disso, ainda são reveladas as buscas dos populares “ o que é” e o “Por que “ que no Brasil destacaram perguntas como “ O que é intervenção federal?” , “ O que é Hamas?” e ainda “Por que a Guerra em Israel e Gaza?” , revelando um grande interesse e atenção para acontecimentos mundiais e nacionais relacionados à política. 

Outras tendências importantes surgiram trazendo à tona temas como a questão judicial da atriz brasileira  Larissa Manoela. Assim como o  espaço de reconhecimento da culinária do Norte do Brasil ganhou notoriedade nos últimos meses, até porque se você não escutou o refrão da música “ Voando para o Pará” da banda Calypso em 2023, você não esteve na internet . 

Ao mesmo tempo que é uma informação muito válida para quem busca ranquear usando estratégias de SEO ( search engine optimization), ter atenção ao relatório e às informações gratuitas fornecidas pelo Google Trends é fundamental para quem produz conteúdo também para as redes sociais. 

Por isso, continue lendo para ver as listas de termos mais buscados na retrospectiva 2023 do Google Trends e traremos alguns insights valiosos sobre eles. 

Buscas no Google sobre acontecimentos e política 

Legenda:Copa do mundo feminina está entre os acontecimentos mais pesquisados no Google pelos brasileiros em 2023

Fonte: Educação e Território

Esses foram os 10 termos mais buscados pelos brasileiros em termos de acontecimentos ou notícias globais e conteúdos políticos : 

Acontecimentos

1.Copa do Mundo Feminina

2. Submarino desaparecido

3.Guerra em Israel e Gaza

4. Eclipse solar

5. Terremoto na Turquia

Política

1.Posse do Lula

2. Anderson Torres

3. Alexandre de Moraes

4.Janja

5. Reforma tributária

Catástrofes naturais, conflitos políticos e a última Copa da Marta foram alguns dos acontecimentos marcantes deste último ano também no Google. E todos esses tópicos são pano para manga para várias categorias de marcas que criam conteúdo na internet. 

De páginas de ciência comentando a implosão do submarino Titã e os eclipse solar, que ganhou inclusive vários espaços privilegiados para ser assistido em shoppings e áreas públicas, até canais de geopolítica e educação em geral, falando sobre o histórico e as novidades do conflito entre Israel e o Hamas. 

Além disso, o evento da Copa do Mundo Feminina teve um alcance importante não apenas no Brasil como no mundo. Além de ampla participação nos estádios da Nova Zelândia e Austrália, países sede, o evento chegou a bater o recorde de 30 milhões de telespectadores em uma única partida apenas no Brasil. 

E todo esse hype não passou despercebido por grandes marcas que além de promoverem campanhas específicas e ativações, ainda chegaram a triplicar o patrocínio oferecido em 2019 para o evento. 

Legenda: Alexandre de Moraes é um dos termos mais buscados na categoria política da retrospectiva do Google Trends

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Em termos de política o foco foi um ano com muitas mudanças no cenário nacional. Os pontos mais questionados pelos brasileiros trazem importantes insights de conteúdo para quem faz comentários sobre o mundo do direito e atualizações do judiciário.

Maiores buscas no Google por personalidades 

Legenda: Glória Maria está entre os nomes de personalidades mais buscados na retrospectiva do Google Trends 2023 

Fonte: Forbes

Seja pelo envolvimento em polêmicas, por notoriedade em alguma área ou até mesmo pelo falecimento esses foram alguns dos nomes mais buscados em 2023: 

Personalidades

1. Kayky Brito

2. Larissa Manoela

3. Ana Hickmann

4. Daniel Alves

5. Sidney Sampaio

Mortes

1. Glória Maria

2. Rita Lee

3. MC Marcinho

4. Matthew Perry

5.Tina Turner

De acordo com os dados do Google Trends, esse foi um ano em alta para as personalidades brasileiras que estamparam manchetes de noticiários e consequentemente levantaram outros debates paralelos sobre suas questões. 

Casos como o da atriz Larissa Manoela e também da apresentadora Ana Hickmann, por exemplo, trouxeram à tona o tema da violência patrimonial e suas consequências legais, financeiras e até mesmo psicológicas. 

Ao mesmo tempo, o falecimento de grandes nomes como a jornalista Glória Maria e a cantora Rita Lee colocaram em alta produtos e conteúdos voltados para um aspecto biográfico.

O falecimento da lenda da música brasileira também provocou um efeito nostálgico, trazendo algumas músicas da artista de volta ao hall de das mais ouvidas neste ano. 

Quais os filmes, séries, games, shows, memes e até comidas mais pesquisados pelos brasileiros no Google?

Legenda: Barbie é o filme mais buscado por brasileiros no Google de acordo com retrospectiva do Trends 

Fonte: Olhar Digital

No ramo do entretenimento o Google Trends ofereceu vários insights valiosos sobre o que foi e ainda pode continuar como tendência na virada de ano com  chegada novas edições e temporadas das produções. 

Esses foram alguns dos tops 5 do mundo do entretenimento aqui no Brasil:

Filmes

1.Barbie

2. Oppenheimer

3. Velozes e Furiosos 10

4.Guardiões da Galáxia Vol 3

5. Avatar 2

Séries

1.The Last of Us

2. Loki

3. Wandinha

4.Rainha Charlotte

5. The Witcher

Games

1. Hogwarts Legacy

2. Baldur’s Gate 3

3. Resident Evil 4

4. Diablo IV

5. Starfield

Shows

1. Coldplay

2. Taylor Swift

3. RBD

4. Alok

5. Paul McCartney

Memes

1 .Indo ali meme

2. Bellingham meme

3. Fake Natty meme

4. Suquinho de maracujá meme

5. Segovinha meme

Comidas

1. Tacacá

2. Bolo alagado

3. Salpicão de frango

4. Temaki frito

5. Roast beef

Você com certeza se deparou ou até mesmo foi uma das pessoas que pesquisaram essas tendências em 2023. Influencers com looks inspirados na Barbie, gente nostálgica cantando músicas da banda mexicana RBD ou até mesmo o trecho “ vou tomar um tacacá” da música da Joelma da Banda Calypso. 

O entretenimento é sempre uma inesgotável fonte de inspirações para as marcas e entender quais elementos e produções podem ser interessantes para o seu público é fundamental para conseguir aproveitar os hypes de visibilidade e quem sabe posteriormente movimentar esse público. 

O mundo do cinema e também das séries frequentemente aparecem entre assuntos mais comentados, e esse ano as produções da Barbie e a série da HBO The Last of Us bateram recordes importantes para justificarem serem tão buscados.

Com US$ 1.4 bilhão arrecadados mundialmente, Barbie passou os US$ 1.34 bilhão do último filme da saga de Harry Potter, assumindo o trono de maior sucesso de um dos estúdios mais antigos de Hollywood. 

Ao mesmo tempo, a produção seriada The Last of Us contou com uma média de  32 milhões de espectadores por episódio somente nos Estados Unidos.  O termo também liderou no mundo dos gamers, sendo o segundo mais buscado no Google em nível internacional. 

(Aproveite para conferir a nossa matéria completa sobre estratégias de marketing na série The Last of us

Mas o primeiro lugar dos Games tanto no Brasil quanto no mundo foi Hogwarts Legacy. O líder de buscas é um RPG ambientado no universo de Harry Potter e se passa antes da chegada do famoso protagonista à escola de bruxaria. O game foi lançado no início de 2023 e vendeu mais de 15 milhões de unidades.  

A passagem de grande nomes do cenário mundial liderou os buscas por shows ao longo deste ano, além da banda Coldplay que liderou as buscas, The Eras Tour da Taylor Swift arrecadou uma série de comentários de fãs  apaixonados principalmente das gerações Z e millennials, ao mesmo tempo que algumas repercussões negativas sobre a produção do evento gerou críticas.

Legenda: Na categoria shows da retrospectiva do Google Trends, o The Eras Tour da Taylor Swift é um dos termos mais buscados pelos brasileiros

Fonte: Mais Goiás

Além disso, a nostalgia, como sempre, também esteve em alta com a repercussão do reencontro da banda mexicana RBD que reuniu mais de 400 mil pessoas em suas apresentações.

No ramo das comidas, além de busca como receitinhas tipicamente brasileiras como salpicão de frango e internacionais como temaki frito, o tacacá, prato típico do Norte do Brasil liderou as buscas, e ainda lançou tendência e música e desafios entre influenciadores digitais.

O que “ Virou Trend” no Google em 2023?

Legenda: Trend de animação da Disney Pixar é uma das mais buscadas em 2023 por brasieiros no Google 

Fonte: TNH1

Uma outra categoria da retrospectiva do Google Trends 2023 foi o “virou trend” . Esses conteúdos são valiosos especialmente para quem busca aproveitar as tendências de redes sociais adaptadas à sua marca.

Desde de efeitos de filtros de design, até músicas, essas foram as trends mais pesquisadas pelos brasileiros em 2023:

1. Trend Disney Pixar

2. Trend Barbie

3. Trend da Lua

4. Trend capa de álbum

5. Trend Bruno Mars

Os conteúdos que usaram esses elementos puderam ser encontrados principalmente no instagram e tiktok. O uso das trends de forma assertiva pode ser uma arma poderosa para a visualização de contas menores, atraindo novos seguidores. 

Mas como já comentamos em outros conteúdos por aqui, não adianta copiar outras coisas apenas porque elas estão dando certo, é necessário ser cuidadoso com o seu tipo de público.  A trend de tons de rosa da Barbie, por exemplo, era uma ótima pedida para o segmento de moda e até de bares e restaurantes que criaram drinks exclusivos para aproveitar o hype.

Por que usar o Google Trends na sua produção de conteúdo?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que oferece diversos dados sobre termos de busca com base no comportamento de quem mais importa na internet: o usuário. Integrá-lo na rotina da sua produção de conteúdo vai permitir uma visão dinâmica e em tempo real das preferências de pesquisa online. 

Legenda : Interface do Google Trends 

Ao incorporar essa ferramenta em sua estratégia, você ganha a capacidade de identificar não apenas tópicos populares, mas também compreender as flutuações sazonais que moldam as tendências

Com a possibilidade também de comparar termos, você pode, portanto, ser mais assertivo na sua escolha de palavras, ranqueando melhor na web e atraindo seu público de redes sociais com os termos corretos. 

Ao explorar as consultas mais recentes, você pode criar conteúdo que não apenas ressoa com os interesses do momento, mas também se destaca em meio à concorrência, aumentando assim a visibilidade e a relevância da sua marca.

Além disso, o Google Trends oferece insights valiosos sobre a geolocalização das pesquisas, possibilitando uma personalização ainda mais refinada do seu conteúdo. Ao entender as nuances regionais, você pode adaptar sua abordagem para atender às preferências específicas de diferentes públicos, fortalecendo assim sua conexão com diversas comunidades. 

Essa abordagem orientada por dados permite não apenas se informar sobre o presente, mas também projetar tendências futuras.

Quer ter uma produção de conteúdos orientada à dados? Fale com a nossa equipe e vamos conversar sobre como tornar a sua presença mais estratégica. 

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